17 de mai. de 2008

Inovações Tecnológicas

A Inovação tecnológica é simplesmente um instrumento específico dos empreendedores, um processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou serviço diferente.
No momento de desenvolvimento tecnológico, este fator ou inovação chave apresenta:
- Uma capacidade de rápida queda nos custos de produção.
- Oferta aparentemente ilimitada.
- Potencial de incorporação em muitos produtos e processos.
A partir da adoção do novo paradigma, este tem a capacidade de remover os limites ao crescimento econômico, vencendo sucessivamente as resistências impostas à sua adoção. Observa-se, então, um aumento da relação capital/trabalho e da produtividade média de cada um deles.
Outras mudanças também podem ser observadas, tais como:
- Novas formas de organização nas empresas.
- Investimentos em infra-estrutura para a geração de externalidades positivas .
- Tendência à concentração da produção em poucas indústrias.
- Reorganização geográfica, a nível nacional e internacional, da produção, seguindo as mudanças nas “vantagens comparativas” existentes entre regiões e países.
- Novas formas e hábitos de consumo.

Como exemplo de grandes inovações tecnológicas, podemos citar a invenção do automóvel que acabou se tornando bem de consumo de muitas pessoas, pois tornou-se uma inovação-chave capaz de alavancar o surgimento e crescimento de outros setores econômicos, como: petróleo e derivados, vidro, aço e infra-estrutura de estradas. O automóvel e os setores que o acompanharam foram capaz de gerar um crescimento econômico sem parar dos anos de 1940 até 1970.